quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO NA TERCEIRA IDADE


No Brasil a grande maioria da população idosa tem pelo menos uma doença crônica e, portanto, faz uso de medicamentos de maneira contínua. Pesquisa recente do Centro de Referência do Idoso, mostrou que mais de 50% da população idosa possui receitas com mais de quatro medicamentos de uso contínuo, o que aliado ao próprio processo de envelhecimento pode confundir o idoso. No momento da compra do medicamento deve se seguir exatamente a prescrição médica, não trocar a medicação com um nome fantasia por outra similar, formulada e ou genérica sem antes consultar seu médico. Lembre-se que o organismo do idoso possui características fisiológicas e só o médico está apto para alterar o remédio, pois conhece as interações deste com outros que são usados concomitantemente. Devemos lembrar que muitos medicamentos de uso contínuo são disponibilizados pelo SUS (Hipertensão, Diabetes, Colesterolemia, etc ). O SINDNAPI está nessa luta para a ampliação e modernização dessa lista de medicamentos junto ao Conselho Nacional de Saúde e também na Comissão Intersetorial Permanente do Idoso . Quanto à tomada da medicação deve seguir corretamente a prescrição quanto a dose e horários, pois o sucesso do tratamento está ligado diretamente a esse preceito. Para facilitar essa tomada podemos associar os horários com atividades corriqueiras do dia a dia, evitando o esquecimento. Alguns medicamentos podem no inicio do tratamento ter efeitos colaterais, e devese sempre consultar o médico antes de interromper o tratamento, pois tais efeitos na maioria das vezes.

A seguir algumas dicas úteis sobre medicamentos:

1- Procure sempre um MÉDICO, de sua confiança, para tratar- se;
2- Farmácia não é consultório médico, fuja de consultas de balcão;
3- Siga sempre a orientação médica quanto as doses, horários e duração do tratamento;
4- Não use remédios sem autorização médica, o que é bom para seu vizinho poderá não ser para você;
5- Anote os medicamentos que toma diariamente e coloque num lugar de fácil visualização (geladeira, por exemplo);
6- Peça ajuda sempre que estiver confuso quanto a dose e ou horário das tomadas;
7- Use caixinhas de medicamentos para organizarem tomados e horários, se tiver dificul;
8- Nunca misture medicamentos com álcool;
9- Atenção ao guardar os medicamentos em lugares secos, longe de luz direta, longe do calor, quando necessária um lugar gelado ou colocar dentro de isopor para manutenção da temperatura (por ex: Insulina);
10 - Sempre informar o médico qualquer alteração de seu organismo, por exemplo, náuseas, vômitos, alterações da pele, diarréia, etc. antes de suspender a medicação.

Luiz Alberto Catanoce
Diretor Nacional de Saúde / SINDNAPI
lacatanoce@ig.com.br
Conselheiro Nacional de Saúde



BLOG DA AAPT, O INFORMATIVO DO APOSENTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário