A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento deve iniciar, ainda neste mês (fevereiro/2011), o processo de atualização cadastral dos aposentados e dos pensionistas que têm vínculo com a União e que recebem seus proventos por intermédio do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos.
O Ministério avisa que não enviará servidores à casa dos aposentados e dos pensionistas para esse recadastramento. Portanto, caso alguém se apresente como representante do Ministério para fazer esse recadastramento, o aposentado ou o pensionista não deve dar acesso à sua residência a essas pessoas. Apenas nos casos de recadastramento por procuração, deverá haver a visitação de um assistente social do INSS para a comprovação de vida do beneficiário. A procuração é utilizada no caso dos portadores de doenças graves, ausentes do país ou que estejam impossibilitados de se locomover, podendo desta forma nomear um representante legal. Nos demais casos, é necessário que os aposentados e os pensionistas compareçam pessoalmente a uma agência bancária do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, de preferência naquela em que recebem o pagamento, levando documento de identidade, comprovante de residência e um contracheque. Assim que o Ministério do Planejamento iniciar os trabalhos para a atualização cadastral a AAPT dará ampla divulgação a seus associados.
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